Brasil pode ficar fora das Olimpíadas Universitárias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 03:57, por: cdb

O Brasil está ameaçado de ficar de fora da Universíade – Olimpíadas Universitárias Mundiais – que acontece de 21 a 31 de agosto, na Coréia. O problema é que a Confederação Brasileira de Desportos Universitários – CBDU não teve dinheiro para pagar as inscrições para a competição, que foram encerradas no último dia 29 de abril. O valor necessário para inscrever todas as equipes é em torno de US$ 17 mil – algo em torno de R$ 51 mil.

Segundo o presidente em exercício da CBDU, Claúdio Pinho, a entidade está com problemas de caixa e não teve o dinheiro repassado pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB.

– Temos garantidas as participações apenas dos esportes individuais que, inclusive, são os que têm trazido medalhas nos últimos mundiais – justificou Cláudio Pinho.

Este mês ainda haverá uma reunião da Federação Universitária Internacional de Esportes nos Estados Unidos para analisar um pedido do Ministério dos Esportes para que a inscrição brasileira ainda possa ser aceita. A CBDU vai enviar um representante para acompanhar a reunião. O futebol feminino do Brasil é o atual campeão mundial e, certamente, a Seleção Brasileira Universitária é uma das candidatas a medalha de ouro.

– Estamos buscando também o apoio da iniciativa privada para garantir nossa inscrição. Mas o Ministério (dos Esportes) já manifestou interesse em também liberar o dinheiro para resolver o problema – reforçou Cláudio Pinho.