Brasil lidera ranking de tecnologia na América Latina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003 as 19:49, por: cdb

Um estudo anual realizado pelo Fórum Econômico Mundial apontou os países mais desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação. De acordo com o relatório, o líder mundial em avanços nesta área é a Finlândia, que passou os Estados Unidos na liderança absoluta dos últimos anos. O Brasil, que ocupa o 29º lugar no ranking global, ficou na primeira posição da América Latina
Segundo o estudo, apesar da crise mundial que ronda o setor de TI há dois anos, o Brasil conseguiu conquistar a liderança da região em função de sua boa infra-estrutura de redes, altas taxas de performance e as iniciativas na área de e-government.

O ranking do Fórum Econômico Mundial foi criado com base nas informações de 82 países e monitora o progresso das nações em relação à consolidação do setor de tecnologia e às mudanças nos cenários econômico e político de cada região. O estudo analisou os papéis desempenhados por três setores principais – usuários finais, empresas e governo – e levou em conta também condições do mercado, o cenário político e regulatório e a infra-estrutura de cada país.

A Finlândia conseguiu a melhor performance em todos os pontos graças à qualidade da tecnologia utilizada pelos cidadãos, empresas e governo. Apesar do segundo lugar, os Estados Unidos ainda é o país com melhores condições de mercado na área de redes porém, possui menor performance na área de conectividade e difusão.