BOPE ocupa morro do Catete – Zona Sul do Rio – após tiroteio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 19 de março de 2010 as 12:46, por: cdb

Soldados do BOPE – Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio – continuam ocupando partes do Morro Santo Amaro, no Catete – Zona Sul da capital – onde uma troca de tiros provocou tensão entre os moradores e fechou a Rua Pedro Américo, um dos acessos à comunidade, no início da madrugada desta sexta-feira. Os policiais do Bope foram recebidos a tiros quando subiram a comunidade para realizar uma operação. Informações não confirmadas dão conta de que dois homens teriam sido mortos durante o confronto, entretanto, os corpos não foram encontrados.

A Rua Pedro Américo foi interditada ao tráfego durante duas horas. Moradores também foram impedidos pela polícia de transitarem pela via. Muitos ficaram abrigados sob marquises, aguardando o fim da operação. Segundo os policiais, a rua foi fechada para evitar que as pessoas fossem atingidas por balas perdidas.

Segundo a polícia, o objetivo da ação seria apreender armas e drogas, mas nada foi apreendido. Investigações feitas pela 9ª DP (Catete) revelam que o Morro Santo Amaro é o maior fornecedor de crack da Zona Sul.  Em outra operação, durante quinta-feira, Vagner Ferreira Cândido, foi preso no morro. Segundo a polícia, ele já havia sido preso por assalto a mão armada e é foragido do sistema carcerário.