Bombeiros alertam contra fogos de artifício durante as festas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de dezembro de 2007 as 07:55, por: cdb

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros, alerta que apenas empresas, clubes, associações e condomínios podem ter acesso a fogos de artifício, muito utilizados nas festas de final de ano. Segundo o diretor-geral de Diversões Públicas da corporação, coronel Roni de Azevedo, pessoas físicas não estão autorizadas a comprar o material, cujo manuseio exige conhecimento das normas de segurança para evitar qualquer tipo de acidente. 

–  Só quem está autorizado a soltar fogos de artifício são as pessoas que conhecem as normas de segurança. Os espetáculos pirotécnicos que são apresentados em diversas cidades são projetos aprovados cuidadosamente pelo Corpo de Bombeiros. Nós colocamos a população a uma margem nunca inferior a 500 metros das solturas dos fogos – explicou o diretor geral de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, coronel Roni de Azevedo.

Apesar das recomendações, muitas pessoas se arriscam ao soltar fogos de artifício, principalmente rojões e morteiros. Segundo o coronel Azevedo, não existe uma prática segura para soltar esses fogos e quem o faz age de maneira ilegal, além de coloca em risco as pessoas que estiverem próximas. 

– Vale lembrar que pessoas físicas não estão autorizadas a adquirir os fogos. Apenas empresas, clubes, associações e condomínios podem ter acesso a este tipo de material. Quanto às lojas, nem todas estão aptas a venda e ao armazenamento exigido por parte do produto. Caso seja descoberta alguma irregularidade, o cidadão deve entrar em contato pelo disque-denúncia ou pelo número dos Bombeiros, (21) 193.