Bombas de quase 500 kg são lançadas sobre alvos em Basra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de março de 2003 as 19:45, por: cdb

Um avião americano lançou nesta terça-feira bombas de quase 500 kg teleguiadas por satélite contra objetivos militares situados em prédios civis em Basra, sul do Iraque, anunciaram oficiais britânicos.

As bombas do tipo J-Dam, lançadas por um avião de combate F-18, caíram sobre um depósito de munições e um prédio no qual, supostamente, teriam se refugiado combatentes iraquianos.

Intensos combates prosseguiam na noite desta terça-feira em Basra. As forças britânicas posicionadas nos arredores disparavam contra os combatentes iraquianos que estavam no interior da cidade.

Basra, segunda cidade do Iraque, está assediada há cinco dias pelas forças da coalizão e ameaçada por uma grave crise humanitária, segundo as Organizações Não Governamentais.

A utilização destas bombas de precisão é destinada a destruir alvos no interior da cidade evitando perdas civis, declarou o capitão Johnny Williamson, porta-voz da sétima Brigada blindada britânica.

As tropas britânicas começaram a atacar Basra para apoiar uma suposta rebelião popular contra o exército iraquiano, afirmaram jornalistas britânicos que estão no local, citando fontes militares da coalizão.

Estas informações não foram confirmadas por fontes militares americanas e Bagdá as desmentiu taxativamemente.