Boa noite de sono ajuda na perda de peso

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Setembro de 2009 às 10:08, por: CdB

Existe conexão entre a redução do peso e a quantidade de tempo de sono. Os responsáveis por esse fenômeno são dois hormônios que controlam o apetite: a grelina e a lectina. Durante o sono, os hormônios que controlam o apetite trabalham.

Os níveis de grelina, responsável pelo aumento do apetite, sobem quando o sono é prejudicado, enquanto que a lectina, que promove sensação de saciedade, diminui.

Um estudo publicado no Psychoneuroendocrinology mostra prejuízo significativo nos níveis noturnos de grelina em pessoas com insônia crônica.

Disfunções vinculadas a esse hormônio levam os insones a ter mais apetite durante o dia, desencadeando aumento de peso a longo prazo.

Dormir mal eleva os níveis de cortisol, responsável pelo stress, provocando desejo por alimentos como os carboidratos.

Segundo os pesquisadores, durante o sono, o cérebro secreta o hormônio do crescimento, ajudando o corpo a converter gordura em energia.

Um adulto deve dormir ao menos sete horas e meia a cada 24 horas. Os pesquisadores garantem que, para conseguir um peso ideal, é necessário, além de dieta e exercícios físicos, uma boa noite de sono.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo