Boa alimentação é importante para manutenção da saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 17 de outubro de 2009 as 13:45, por: cdb

Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu as cinco medidas mais importantes para uma alimentação segura que são: cuidar da higiene, separar os alimentos crus dos cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos em temperaturas seguras, e usar água tratada e ingredientes seguros na preparação dos alimentos.

Dados do Ministério da Saúde indicam que alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil.

Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir o organismo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento.

As calorias dos alimentos não devem ser a única referência para a sua decisão de consumi-lo. O valor de fibras, vitaminas e minerais indicam o quão importante ele pode ser para a sua saúde, independente do número de calorias.

Esta é uma forma de garantir que toda a energia que consome traz com ela nutrientes que enriquecem o corpo, mantendo assim a forma física e a saúde sempre bem.