Blogueiros progressistas discutem criação de cooperativa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 20 de junho de 2011 as 20:58, por: cdb

(1’41” / 396 Kb) – A criação de uma cooperativa formada por pessoas que produzem conteúdo para a internet é um dos temas a serem discutidos no 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. A atividade será realizada neste final de semana (17,18 e 19), em Brasília (DF). De acordo com o blogueiro Eduardo Guimarães, editor do Blog da Cidadania, mesmo sendo nova, a ideia da cooperativa está ganhando força no meio.

“Está se pensando nessa cooperativa para atrair publicidade. Vários blogues juntos vão acabar tendo um público maior e conseguem atrair maior publicidade. E talvez, como parte dessa cooperativa de publicidade, usar recursos para a defesa dos blogueiros. Existem vários sendo processados como forma de intimidação para que se calem.”

Guimarães relata que o 2º Encontro terá como eixo central a luta por um novo marco regulatório dos meios de comunicação, que garanta avanços na democratização deste setor, considerado estratégico.

“É um movimento que visa objetivamente à democratização da comunicação, que seria a desconcentração da propriedade dos veículos de comunicação, o fim da propriedade cruzada e uma série de políticas que o país precisa adotar para que possamos ter uma mídia compatível com nosso estágio de desenvolvimento.”

Além do projeto de regulação da mídia, estarão em debate o Plano Nacional de Banda Larga (PNLB) e a liberdade na internet, entre outros temas. As ações políticas para fortalecer o grupo também serão definidas no Encontro.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

17/06/11