Blair se reúne com Dublin para discutir a paz na Irlanda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 09:03, por: cdb

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, se reúne em Dublin nesta terça-feira, com seu homólogo irlandês, Bertie Ahern, para tentar impulsionar o processo de paz na Irlanda do Norte, depois do adiamento das eleições previstas para 29 de maio.

Blair decidiu na quinta-feira passada suspender, pela segunda vez em dois meses, as eleições autônomas no Ulster, que foram programadas inicialmente para 1 de maio e que agora acontecerão no outono (hemisfério norte).

O “premier” britânico justificou a medida pela ausência de um gesto suficientemente claro do Exército Republicano Irlandês (IRA) de que abandonará toda atividade paramilitar.

A decisão de adiar a corrida às urnas foi muito criticada pela maioria dos partidos norte-irlandeses -exceto os unionistas moderados de David Trimble- e pelo próprio Ahern, que manifestou seu profundo desacordo com a medida.

Em seu primeiro encontro depois do anúncio, Blair e Ahern tentarão consensuar a iminente aplicação de alguns pontos de seu “plano de resgate” -elaborado para pôr um fim no conflito norte-irlandês- enquanto esperam um gesto por parte do IRA.