Blair promete provas sobre armas de destruição em massa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de maio de 2003 as 00:25, por: cdb

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse durante uma conferência de imprensa em Londres, que as forças da coalizão estarão em grau de mostrar “convincentes e conclusivas provas” sobre o programa de armas de destruição em massa de Saddam Hussein.

Respondendo a uma pergunta de um jornalista, o premier previu que o processo de investigação será longo, mas insistiu que no final as provas aparecerão.

– Sabemos com certeza que Saddam tinha armas de destruição em massa e sabemos com certeza que atrapalhou os trabalhos dos inspetores da ONU para que estes não as encontrassem – afirmou Blair.

CONSELHO DE SEGURANÇA

O ministro do Exterior britânico, Jack Straw disse hoje, comentando a votação no Conselho de Segurança da ONU sobre o projeto do futuro do Iraque, que a aprovação da resolução é “uma boa noticia e uma passagem importante para o futuro do Iraque”.

O fato da resolução ter obtido 14 votos favoráveis e nenhum contrário, demonstra que “a comunidade internacional está voltando a se unir”, pode se ler em uma declaração de Straw difundida pela chancelaria britânica.

– Existiram desacordo sobre a oportunidade da ação militar, mas agora Saddam Hussein não existe mais e nós temos a tarefa de construir um Iraque muito melhor de que antes. Agora – conclui a declaração – podemos ir para frente juntos e ajudar o povo iraquiano.