Bill Gates doará US$ 100 milhões para o combate à Aids na Índia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 11 de novembro de 2002 as 23:46, por: cdb

Bill Gates, o poderoso presidente da Microsoft, anunciou nesta segunda-feira que vai doar 100 milhões de dólares para o combate à Aids na Índia, país que tem o segundo maior número de vítimas da doença no mundo.

O anúncio foi feito durante uma visita de Gates a Nova Délhi e a doação é a maior já feita a um único país por sua instituição beneficente, a Fundação Bill & Melinda Gates, segundo um porta-voz.

Um comunicado da fundação disse que a Iniciativa Índia Aids agiria para fornecer às populações nômades melhor acesso a formas de prevenção do HIV.

O objetivo é atingir motoristas de caminhões e trabalhadores migrantes, entre outros, que são considerados mais vulneráveis à infecção pelo HIV.

A Índia tem quatro milhões de soropositivos, o maior número depois da África do Sul. Alguns relatos estimam que o número de infectados no país pode chegar a 20 milhões até 2010.

Cerca de 20 por cento dos engenheiros da Microsoft são de origem indiana e Bill Gates disse em entrevista recente que a empresa tem especial interesse no país por causa disso.

Antes, Bill Gates encontrou-se com pacientes portadores do HIV na Fundação Naz, que reúne voluntários indianos que trabalham para conscientizar as pessoas sobre a doença.

Bill Gates, o homem mais rico do mundo e cuja empresa domina o mercado de software para computadores pessoais, também se reúne com líderes indianos, empresários e especialistas em tecnologia durante a viagem que faz à Índia.

Um porta-voz do governo disse que Gates encontrou o primeiro-ministro indiano Atal Behari Vajpayee, com quem conversou sobre os esforços para disseminar a conscientização sobre a Aids na Índia.

Vajpayee garantiu a Gates que o governo cooperaria com sua fundação nesses programas, disse o porta-voz.

Gates, no terceiro dia de uma visita de cinco dias à Índia, também deve anunciar que a Microsoft vai aumentar suas atividades na área de software no país.

A Microsoft tem um centro de software no sul da Índia, na cidade de Hyderabad, um dos poucos fora dos Estados Unidos.

Bill Gates deve se encontrar com o presidente indiano A.P. J. Abdul Kalam, que deseja massificar o uso de computadores na Índia.