Bill Clinton passará por cirurgia no coração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 4 de setembro de 2004 as 11:20, por: cdb

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton será submetido a uma cirurgia no coração no começo da próxima semana, afirmou na sexta-feira sua mulher, a senadora Hillary Clinton.
Clinton deu entrada no Hospital Presbiteriano de Nova York na sexta-feira para uma cirurgia de ponte de safena depois de sentir dores no peito e falta de ar.

Na metade da tarde, Hillary e sua filha Chelsea, 24 anos, visitaram o ex-presidente.
Ainda popular, apesar do escândalo sexual que envolveu a estagiária Monica Lewinsky e abalou o seu governo, Clinton continua fazendo conferências, escrevendo artigos e divulgando a sua recém-lançada autobiografia, que é um sucesso editorial.

Nos oito anos em que passou na Casa Branca, Clinton costumava estar acima do peso, apesar de correr regularmente.

Mas, durante os rigorosos exames médicos divulgados no seu governo, ele não apresentava problemas cardíacos. Recentemente, ele estava mais magro, o que atribuiu a uma dieta que exclui alimentos industrializados e favorece as carnes magras.

Irving Kron, catedrático de cirurgia na Universidade de Virgínia, disse que provavelmente Clinton levará uma vida normal depois da cirurgia, que usa outras veias do corpo (normalmente a safena, que fica na perna) para criar novos caminhos para a circulação do sangue no coração.
Em julho, Clinton, que governou de 1993 a 2001, prometeu ser um “soldado da infantaria” na campanha do também democrata John Kerry à Presidência.

O carisma de Clinton é visto como um trunfo importante para Kerry nos dois trepidantes meses que faltam para a eleição de 2 de novembro.