Bienal sedia Prêmio Jabuti

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 18 de maio de 2003 as 08:33, por: cdb

Os vencedores do prêmio Jabuti 2003 serão conhecidos neste domingo na 11ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro.

Este será o principal momento da literatura brasileira no quarto dia do evento que, apesar de dedicado à Itália, terá poucas atrações relacionadas com o país homenageado.

A principal delas reunirá quase todos os autores italianos convidados para a Bienal. Xs 13h, Conrrado Calabró, Marco Lucchesi, Paola Calvetti e Willy Pasini darão uma palestra no auditório Jorge Amado, no Riocentro.

Xs 17h, autores brasileiros descendentes de italianos como o também ator Antonio Calloni, Cristóvão Tezza e Zélia Gattai falarão sobre a influência da cultura italiana em suas obras.

Mais cedo, brasileiros e italianos estarão juntos para discutir literatura. O time de autores é encabeçado pela mais recente imortal Ana Maria Machado, por Ivan Junqueira, Moacyr Scliar e Valerio Evangelisti.

Depois, Scliar ainda fará uma leitura de contos.

A própria Ana Maria Machado vai abrir a série de atrações deste domingo da Bienal ao falar sobre o amigo Rubem Braga. Em seguida, Sérgio Sant’anna e o filho André falarão da influência que um exerce no trabalho do outro. Mais tarde, Luís Fernando Veríssimo fará o mesmo com seu filho Pedro.

Xs 14h, Flávio Moreira da Costa, José Louzeiro, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Nelson Motta falarão sobre os mistérios do romance policial. Quem quiser continuar no assunto poderá se aprofundar no triller de julgamento com o best-seller Scott Turow que será entrevistado pelo público às 16h.

Para contar casos sobre a realização de romances, a Bienal vai reunir Antonio Torres, Carlos Heitor Cony, João Gilberto Noll e Lygia Fagundes Telles. O último evento do dia vai tentar descobrir porque as pessoas mentem, com um grupo formado por Eduardo Giannetti, José Roberto Torero, Jurandir Freire Costa e Luis Fernando Veríssimo.

O dia, na Arena Jovem, será de convidados ilustres. Xs 17h, o deputado federal Chico Alencar, do PT, vai fazer a palestra “Lula: a nova história que o Brasil escreveu?”. Em seguida, Marcelo Rubens Paiva dá um depoimento sobre sua vida.