BID disponibiliza US$ 2 bilhões para Bolsa Família

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de novembro de 2003 as 14:18, por: cdb

Dois bilhões de dólares estão garantidos para o governo brasileiro realizar investimentos no programa Bolsa Família. Os recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão repassados em duas etapas, a primeira delas a partir desta terça-feira.

De acordo com o presidente do BID, Enrique Iglesias, o Brasil se prepara para o cumprimento das metas do milênio aprovadas por 189 chefes de Estado na Assembléia das Nações Unidas em 2000. Iglesias explicou que o Brasil tem avançado nas áreas de saúde, educação, fim da mortalidade infantil e da pobreza, e tem feito esforços focalizados para o cumprimento da meta de acabar com a fome até 2015.

Os organismos internacionais, segundo Iglesias, podem ajudar com investimentos e apoio técnico. Ele lembrou que um dos oito compromissos do milênio é estabelecer parceria mundial para redução da dívida externa dos países endividados: – Na área de comércio nós temos a maior confiança, e isto visa diretamente os paises desenvolvidos. São eles que têm de apoiar as negociações multilaterais –

Em mensagem entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Iglesias destacou que já em seu primeiro governo, o mundo tem sido testemunha do empenho de Lula em consolidar uma política macroeconômica responsável, em implementar reformas estruturais com um enorme potencial para aumentar a igualdade social.

Iglesias observou que o Bolsa Família é um exemplo de programa dirigido diretamente a melhorar as rendas das famílias mais pobres, fortalecendo o compromisso dos beneficiados “com a educação e a saúde de seus filhos e investindo no futuro para romper o ciclo da reprodução da pobreza”.