Berzoini explicará bloqueio de benefícios a idosos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de novembro de 2003 as 11:06, por: cdb

O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, vai à Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, prestar esclarecimentos sobre a suspensão do pagamento dos benefícios a aposentados, ocorrida na última quarta-feira.

O bloqueio dos pagamentos foi motivado por suspeita de irregularidades nos 105 mil benefícios pagos há mais de 30 anos. – O ministro reconheceu que o fato de ter vinculado a liberação das pensões ao recadastramento dos aposentados foi uma avaliação administrativa errada. Ele se dispôs a vir à Câmara para explicar o que houve e expor as medidas que serão tomadas para corrigir esse fato – disse a deputada Angela Guadagnin (PT-S), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. Ela deve presidir a audiência pública com Berzoini, marcada para as 14h30.

O recadastramento deve ser feito por beneficiários com mais de 90 anos em todo o Brasil até o final do ano. Para isso, é preciso que os beneficiários se dirijam aos postos do INSS. Porém, idosos com problemas para deslocamento podem pedir que um representante vá até os postos da Previdência e agende uma visita de um fiscal para que o recadastramento seja feito em casa.