BENTO XVI DIZ TER SE ‘EMOCIONADO’ EM VISITA A CONVENTO DE LUTERO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de setembro de 2011 as 08:37, por: cdb

ERFURT, 23 SET (ANSA) – O papa Bento XVI definiu como ¿emocionante¿ a visita que fez hoje ao Convento dos Agostinianos de Erfurt, na Alemanha.
   
Martinho Lutero, precursor da Reforma Protestante, formou-se em teologia e foi ordenado sacerdote em 1507 neste local.
   
“Para mim, como bispo de Roma, é um momento emocionante encontrar aqui, no antigo convento agostiniano de Erfurt, representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã”, disse Bento XVI.
   
Durante seu discurso aos representantes do Conselho, o Papa comentou que o questionamento feito por Lutero sobre a relação do homem com Deus “deve se tornar também a nossa pergunta”.
   
Ele contou admirar o fato que a “força motriz” de todo o caminho de Lutero tenha sido a pergunta “Como poosso ter um Deus misericordioso?”.
   
“Quem se preocupa hoje com isso, o que significa a questão de Deus sobre nossa vida?”, questionou Bento XVI.
   
Segundo o Papa, “a maior parte das pessoas, inclusive os cristãos, supõe que Deus, em última análise, não se interessa pelos nossos pecados e nossas virtudes”.
   
Nesta sexta-feira, o Pontífice visitou a Catedral de Santa Maria, em Erfurt, e se reuniu com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã.
   
O Papa iniciou ontem uma visita oficial de quatro dias à Alemanha, seu país natal. Em Berlim, onde aterrissou, ele se reuniu com a chanceler Angela Merkel. (ANSA)