Benefícios serão depositados em contas de aposentados e pensionistas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de fevereiro de 2003 as 11:00, por: cdb

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social que desejam ter os pagamentos depositados diretamente em contas bancárias devem assinar um termo de opção com a anuência do gerente do banco.

O termo de opção deve ser encaminhado à Agência da Previdência Social que mantém o benefício. A partir daí o pagamento passa a ser depositado na conta-corrente indicada. Já a autorização para débito automático em conta-corrente das contribuições previdenciárias pode ser feita pela Internet.

O serviço está disponível no endereço eletrônico www.previdenciasocial.gov.br. No site, é preciso criar uma senha, com no mínimo quatro e, no máximo, oito caracteres. É importante guardá-la bem porque depois de três tentativas frustradas, o sistema solicitará informações cadastrais; caso estejam incorretas, isso levará ao cancelamento do serviço.

O agendamento automático do débito da contribuição poderá ser solicitado por contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais. O débito ocorrerá todo dia 15 do mês ou no primeiro dia útil seguinte em caso de feriado. O termo de autorização deverá ser entregue necessariamente na agência bancária em que o segurado mantém a conta-corrente.