Belém reduz em 42% os casos confirmados de dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 15:00, por: cdb

Liandro Brito

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) registrou em janeiro, fevereiro e março do ano passado, 802 casos de dengue em Belém. Nos três primeiros meses deste ano, o Departamento registrou apenas 462 casos, ou seja, menos 340 casos de dengue confirmados na capital, o que significa uma redução de 42%.
 
Segundo a diretora do Devs, Carlene Castro, a diminuição dos casos é resultado das intensas ações realizadas diariamente e o aumento das equipes de trabalho em campo. “O trabalho de combate à dengue é diário. E a intensificação das ações não ocorre  somente em períodos de chuva. As atividades são intensas constantemente, graças também ao grande número de agentes que aprovamos”, afirma.
 
Ela se refere ao processo seletivo da Sesma que aprovou mais de 2.500 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em 2011, dos quais cerca de 800 já trabalham em campo. “Outros aprovados aguardam serem chamados. Todos ainda estão no prazo de convocação do processo seletivo, que é de dois anos”, ressalta Carlene.
 
O bairro que mais confirmou casos de dengue em 2011 foi o Marco, com 129 doentes. O que menos registrou foi o Una, com apenas sete. Este ano, apenas nos três primeiros meses, o Marco continua registrando mais casos de dengue, com 33 confirmados. O que menos notificou este ano foi o bairro Condor, com apenas um caso.