Bebeto assume o Botafogo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de janeiro de 2003 as 23:24, por: cdb

Eleito em novembro de 2002, Bebeto de Freitas foi empossado presidente do Botafogo nesta quinta-feira à noite, numa cerimônia realizada na sede de General Severiano. O seu mandato termina no final de 2005 e a principal missão será reconduzir o time à elite do futebol em 2004, ano em que o clube festejará o centenário do seu departamento de futebol.

O novo presidente, que substitui Mauro Ney Palmeiro no cargo, vai herdar uma dívida superior a R$ 70 milhões. Para começar a arrumação da casa, Bebeto de Freitas pretende renegociar a parte civil e trabalhista desta dívida e marcar a sua administração pela austeridade nas finanças.

Bebeto de Freitas é sobrinho do saudoso João Saldanha. Também foi um destacado jogador de vôlei do Botafogo e técnico da Seleção Brasileira masculina e, depois, da italiana. Nos Estados Unidos, passou a se dedicar ao setor administrativo do esporte e, antes de assumir a presidência do Glorioso, chegou a exercer a função de gerente de futebol no Atlético-MG.

O novo presidente teve uma breve passagem como gerente de futebol no final da administração de Mauro Ney Palmeiro. Mas a sua presença no clube foi efêmera e logo ele encontrou obstáculos e problemas. Um deles foi com a Torcida Jovem do Botafogo, que se revoltou com o cartola ao perder o direito a ingressos de graça nos jogos do time, uma tradição no futebol brasileiro.