BB negocia compra de resseguradora para liderar segmento no continente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de outubro de 2009 as 13:16, por: cdb

O Banco do Brasil informou, nesta quinta-feira, que iniciou conversas para compra do controle acionário no IRB-Brasil Re, na segunda ofensiva em uma semana depois de ter anunciado a reestruturação de sua área de seguros. Segundo fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “no intuito de buscar complementaridade nas operações das suas seguradoras, o BB propôs, e a União Federal, por intermédio do Ministério da Fazenda, aceitou iniciar tratativas sem efeito vinculante, visando à aquisição de participação acionária no IRB-Brasil Re”.

Um sucesso nas negociações faria o BB estrear no mercado ressegurador ocupando a liderança do segmento, visto que o IRB-Brasil é o maior do ramo da América Latina, com 10,4 bilhões de reais em ativos e R$ 1,8 bilhão em prêmios emitidos, segundo números de julho de 2009. Na semana passada, ao mesmo tempo em que tornou pública a aguardada reestruturação interna no setor de seguros, o BB anunciou uma parceria com a espanhola Mapfre, que o colocou na vice-liderança em seguros no país, só atrás do Bradesco.

O banco ainda negocia a compra da fatia da Sul América na Brasilveículos, representada por 60% das ações ordinárias e 30% do capital total. O BB também pode adquirir a participação da Sul América na Brasilsaúde. Criado em 1939, o IRB-Brasil deteve o monopólio do setor de resseguros no país até abril de 2008, quando o mercado foi aberto. No entanto, a instituição ainda detém cerca de 90% de participação no setor.