Bauru registra o primeiro caso de dengue em 2012, importado do Mato Grosso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 17:09, por: cdb

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira, 26/01, a confirmação do primeiro caso de dengue em Bauru, em 2012, sendo o mesmo importado do Estado do Mato Grosso. Assim sendo, até o momento, Bauru registra um caso importado da doença no município.

Visando o controle da doença, a Secretaria segue com o Programa de Intensificação de Ações de Controle com ações de bloqueio de criadouros, ações educativas com escolas e comunidades, fiscalizações em terrenos baldios e nebulização costal nas residências.
Desde o início desta semana até esta sexta-feira, 27/01, as equipes de agentes de controle de endemias estão realizando bloqueios de dengue no bairro Beija-Flor e Geisel, atuando em ações de orientação de casa a casa sobre a prevenção e vistoria nos bairros Bela Vista, Pousada da Esperança e Vila São Paulo.
Na próxima semana os bloqueios serão realizados na Vila Industrial e Núcleo Mary Dota.
Até o momento, os dados de 2011 apontam que Bauru totalizou 4.366 casos da doença, sendo 4.360 autóctones e 06 importados, com 06 óbitos.
A Secretaria destaca que sem a colaboração dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis do município, a eficiência do combate à doença fica seriamente comprometida.
A população pode colaborar através das seguintes ações:
•Manter quintais limpos, descartando garrafas vazias, pneus velhos e demais recipientes que possam armazenar água ou mantê-los devidamente protegidos com tampas
•Manter caixas d’água devidamente tampadas
•Vasos e os pratos dos mesmos com areia
•Piscinas vazias e cobertas com lona
•Manter limpeza de calhas (se possível 3 vezes ao ano)
•Vasos sanitários tampados
•Depositar hipoclorito de sódio (alvejante) em ralos externos e internos.
 «