Barros vence em Valência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 3 de novembro de 2002 as 22:34, por: cdb

O brasileiro Alexandre Barros frustrou os planos do campeão mundial da categoria MotoGP, o italiano Valentino Rossi, ganhando a última prova da temporada 2002, neste domingo.

Rossi desejava igualar o recorde de vitórias em um único ano, ganhando sua 12a. corrida em Valência. Mas Barros fez uma brilhante corrida, segurando a pressão imposta por Rossi na última volta para vencer sua segunda prova na temporada e terminar o campeonato na quarta posição.

O italiano Max Biaggi terminou em terceiro lugar e garantiu o vice-campeonato, superando o japonês Tohru Ukawa, terceiro colocado na temporada.

Mesmo sem ter igualado o recorde de vitórias de Michael Doohan, Rossi pode comemorar a conquista de outros números que ficarão na história. O italiano alcançou seu 15o. pódio e somou 355 pontos na temporada, dois novos recordes da categoria principal do motociclismo mundial.

Rossi não começou bem a corrida mas reagiu no final quando chegou a ultrapassar Biaggi, até então segundo colocado. Pelo ritmo do campeão mundial, Barros dificilmente teria condições de segurá-lo. Mas o brasileiro sustentou sua primeira posição na força, impedindo Rossi de ultrapassá-lo de todas as maneiras.

“É preciso admirar Barros pela sua força no final da corrida”, comentou o pentacampeão Michael Doohan, hoje aposentado, em seu site oficial. “Acredito que a próxima temporada será bem mais complicada para Rossi.”

Na categoria 250cc, o campeão Marco Melandri, da Itália, venceu a corrida final. Nas 125cc, o francês Arnaud Vincent garantiu o título ao chegar na segunda posição. O espanhol Daniel terminou em primeiro.