Barbosa Neto participa de encontro com diretores e professores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 15:22, por: cdb

Barbosa Neto participa de encontro com diretores e professores

Escrito por n. comQui, 19 de Abril de 2012 18:00

Objetivo do encontro foi a troca de experiência sobre assuntos relativos ao PCCS

O prefeito Barbosa neto participou, nesta quinta-feira (19), de um encontro com diretores e professores da rede municipal de Londrina. O objetivo do encontro foi trocar experiências sobre assuntos relativos ao Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) da Educação, recém-sancionado pelo Executivo.

O evento foi realizado no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Londrina, Professor Darcy Ribeiro, na Vila Portuguesa, e que teve, entre outras autoridades do município, a presença do ex-ministro do trabalho, Carlos Lupi, em visita à cidade.

Num clima de descontração e confraternização entre os funcionários da educação, o prefeito Barbosa Neto elogiou e agradeceu o trabalho dos professores.”Em primeiro lugar, quero agradecer a vocês, professores e diretores, pelo que vocês têm feito pela educação em Londrina. Se temos alcançados resultados como a redução da mortalidade infantil, do número de menores envolvidos com a delinquência, devemos isso ao trabalho de vocês. Acho que o que foi feito ainda é pouco para reconhecer o que o professor merece, mas não desisto de perseguir um sonho que é o de que o professor de Londrina tenha o melhor salário do Brasil”, destacou.

Barbosa Neto destacou a importância da implantação do novo PCCS, para a valorização do profissional da educação. “Acho que, neste momento, mais do que salário é a oportunidade de discutir os pontos que podem ser modificados e melhorados. Há uma comissão permanente para isso. O PCCS significa um estímulo à permanência do professor na escola”.

O prefeito elencou ainda outras ações de sua gestão, na área da educação, como o programa de formação continuada dos professores, o projeto de Pedagogia Empreendedora, a construção, reforma e ampliação de 48 unidades escolares, a implantação da 21 escolas de tempo integral que hoje atende 7 mil alunos com projeção para atendimento de 21 mil. Também, a municipalização do projeto Atitude, a reforma das unidades do projeto Viva Vida, a revitalização de três Centros Municipais de Educação (CMEIs), com previsão para a construção de mais 11 unidades, o aumento do repasse de verbas para as creches filantrópicas, o programa de Merenda Escolar, a concessão do terreno para a associação Fecomercio construir a Faculdade Tecnológica,  entre outras.

O ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou a importância do PCCS da categoria. “A educação é fundamental para dar cidadania, precisa ser tratada de forma diferenciada, por isso, é bom ter um PCCS diferenciado. O professor precisa de qualificação constante, aperfeiçoamento, não pode estagnar. O Plano muitas vezes é melhor que a questão do salário por que dá garantias que o professor será recompensado pelo seu esforço. Todo profissional, em algum momento da vida, deve a sua condição àquele que o ensinou. A educação é o diferencial que qualquer administração precisa tratar como deve”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Pelisson, destacou que a implantação do novo PCCS é uma conquista Profissional da Educação. “Este é um momento de confraternização pelo PCCS que conquistamos e que era um anseio, uma luta, e um desejo de todos os profissionais da rede municipal de educação. E agora que o prefeito homologou um Plano específico para a Educação, é um ganho e um grande motivo de comemoração”, destacou.

A professora municipal, Rosemeire Aparecida Ferreira, elogiou o evento e falou da importância da valorização do professor.”O professor por sua formação, em muitas situações, desempenha papéis que são dos pais, como, por exemplo, na orientação  contra drogas e sobre sexualidade, assuntos que, na família, às vezes, são tratados como tabu. Por isso, o professor precisa estar sempre se qualificando. Nesse aspecto, o PCCS é um estímulo porque o professor terá sua qualificação e desempenho valorizados”.

A assessora pedagógica, Regina Aparecida Oliveira, considera o novo Plano muito significativo para o profissional da educação.”Passamos muitos anos sem ter nem a reposição salarial. Com o novo Plano, além da questão salarial, o que muda é a valorização do professor. Agora, sabemos que podemos investir na qualificação porque haverá elevação. É uma conquista muito significativa da categoria”.

O novo PCCS do magistério atendeu uma reivindicação antiga dos professores e foi sancionado pelo prefeito Barbosa Neto, no último dia 9 de abril, através da Lei 11.531, que estabelece o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para os professores da rede municipal de educação. Além de criar um plano específico para o magistério, a nova lei estabeleceu uma tabela de adequação salarial para a Educação, equiparando-a aos demais cargos de nível superior de outras categorias, alterou as regras para promoções de conhecimento e merecimento, elevando o percentual de reajuste e, ainda, acrescentou 17,76% no salário base.

Também, estiveram presentes no evento, o ex-secretário de governo, Marcos Citto, o ex-assessor parlamentar, Claudinei Stachetti, o vereador Roque Neto, funcionários, professores e diretores da Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Luiz Jacobs