Banco Rio de Alimentos lança campanha de arrecadação

Arquivado em:
Publicado Terça, 05 de Outubro de 2004 às 08:30, por: CdB

De acordo com o relatório sobre a fome no planeta, divulgado pela Organização das Nações Unidas, cerca de 820 milhões de pessoas são vítimas da fome, quase 1/6 da população mundial. egundo os dados da ONU, um em cada três brasileiros sofre de desnutrição, um dos índices mais altos do planeta. E 280 crianças morrem no país, todos os dias, por doenças causadas pela fome antes de completar 1 ano.

Para ajudar a minimizar e chamar a atenção para o problema da fome, o Banco Rio de Alimentos - programa de combate à fome do Sesc Rio - lança a campanha Alimentar é dar um pouco do muito que a vida nos doa durante o 3º Encontro Anual Banco Rio de Alimentos.

Palestras, entrega de troféus e lançamento do Cd Novo Canto fazem parte da programação. Todas as unidades do Sesc Rio estarão recebendo doações. Uma das novidades é a participação da Linha Amarela como um dos postos de arrecadação de alimentos, que funcionará a partir do dia 7, quinta-feira. A campanha se estenderá até o fim de outubro.

O Encontro acontece no dia 6, às 10h, no Arte Sesc (R. Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo). O Banco Rio de Alimentos, criado há quatro anos, beneficia 89 instituições assistenciais. No último trimestre serviu 900 mil refeições, totalizando 7,2 milhões de pratos complementados. Desde o lançamento do Banco Rio de Alimentos, em dezembro de 2000, cerca de 2 mil toneladas de alimentos já foram arrecadadas. São cerca de 13 mil pessoas que recebem alimentação, diariamente, graças ao projeto. Apesar dos números expressivos, há necessidade de se ampliar este quadro: 150 instituições assistenciais estão na fila de espera do Banco Rio de Alimentos para também receberem doações.

3 º Encontro entre quem doa e quem recebe

A fome é considerada o último estágio para a perda da cidadania. No 3º Encontro Anual Banco Rio de Alimentos, a emoção ficará por conta do encontro entre doadores e instituições de assistência social, principalmente de crianças e idosos. Ou seja, representantes dos 61 parceiros que fazem doações, como as empresas Habib´s, Hortifruti, Piraquê, Supermercados Zona Sul, Mococa, Danone, Prezunic, Mabel, Carreteiro, Restaurante La Mole, Wal Mart, Kraft Foods do Brasil, Maxi Rede de Supermercados, entre outros, estarão frente a frente com crianças, adultos e idosos de instituições como Renascer, Cruzada do Menor, Lar Fabiano de Cristo, Abrigo Santa Luzia, Creche Caçula, Educandário São Lázaro, Centro Cultural Candelária, Sociedade Beneficente Sagrada Família, Centro de Ação Comunitária Madre Tereza de Calcutá, Associação São Vicente de Paulo - Casa de Apoio À Criança com Câncer e Pró Criança Deficiente Visual, por exemplo. Todos os doadores receberão troféus alusivos ao evento.

- Este encontro é um marco. É importante porque quem doa conhece quem recebe, quem é beneficiado com as doações. Os doadores ficam muito mais motivados, verificam a transparência do programa. O evento também marca o início da campanha Alimentar é dar um pouco do muito que a vida nos doa, que fortalece o programa como projeto de ação social de combate à fome - afirma a gerente do Banco Rio de Alimentos, Isabel Marques.

Para debater o assunto, participam do 3º Encontro Anual Banco Rio de Alimentos dois convidados especiais: a Secretária de Articulação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maria de Fátima Abreu, e o ex-coordenador da Ação da Cidadania, Daniel Souza - filho do sociólogo Betinho, fundador do movimento. O tema está na agenda nacional de discussões e não poderia ser diferente: de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a miséria, a fome e a desnutrição fazem parte da rotina de 50 milhões de brasileiros.

Para embalar a campanha de arrecadação de alimentação, será lançado o CD Novo Canto, pelo selo SESC Rio. Som, com artistas e novos talentos da música popular brasileira. Destaque do repertório, a canção Coisas Boas, de Sérgio Natureza, Patrícia Secchis, Pep Cisneros e Guga Stroeter, é a músic

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo