Banco do povo celebra 12 anos em Conquista

Arquivado em:
Publicado Quinta, 05 de Abril de 2012 às 05:07, por: CdB

Ativistas, empresários, beneficiários e representantes do poder público reuniram-se na Casa Memorial Régis Pacheco para comemorar os doze anos de funcionamento do Banco do Povo em Vitória da Conquista. A cerimônia na noite dessa quarta-feira, 4, foi marcada pela gratidão de pessoas que tiveram a vida transformada pela instituição.

“Em primeiro lugar, agradeço ao Deus da vida e da esperança por ter nos dado a linda experiência de constituir o Banco do Povo”, disse o padre Edilberto Araújo, presidente do Conselho Administrativo da Entidade. O padre Edilberto manifestou sua gratidão por todas as dificuldades que o banco superou, ao lado de pessoas humildes e economicamente desprivilegiadas.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos (Jacaré), participou da comemoração e ressaltou a relevância social do Banco do Povo. “Fiz questão de estar aqui, apesar da agenda apertada, para participar deste momento histórico. O Banco do Povo tem contribuído muito para o desenvolvimento de nossa terra e é um orgulho fazer parte deste momento”, comentou  Jacaré, que, em nome do vereador Gildásio Silveira, entregou ao Banco uma Moção de Aplauso da Câmara por seus 12 anos de existência.

O Banco do Povo de Vitória da Conquista, criado por iniciativa do Governo Municipal, em parceria com instituições da cidade e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/
BNDES, começou a funcionar no dia 1º de abril de 2000. Desde então, já foram realizadas quase 24 mil operações de crédito e mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas pelo microcrédito produtivo orientado.

“Me sinto orgulhosa de fazer parte do Banco do Povo”, afirmou a vendedora de confecções, Jucélia Teixeira, que faz parte de um grupo de artesãs e já tem 25 ciclos de crédito no Banco do Povo. “ Fiquei muito feliz por participar desse momento. Eu agradeço muito a Deus por esse banco que me ajuda muito e me serviu muito”, conta dona Jucélia.

Para o diretor-presidente da ADTR, Valdemir Dias, toda a  luta durante a implantação  do Banco do Povo valeu a pena, “principalmente porque hoje a gente vê a importância do Banco na cidade, para o desenvolvimento econômico, sobretudo, das mulheres”. “O microcrédito produtivo anda, ele gera emprego e  renda, tanto que os grandes bancos estão investindo nessa linha”, afirmou.

Participou da comemoração também o presidente do Banco do Povo Crédito Solidário do ABC Paulista, Ildo Soares, que elogiou a experiência exitosa da entidade em Vitória da Conquista. “Nós nos congratulamos com essa instituição irmã, que tem mais ou menos o mesmo tempo que a nossa. Esses doze anos devem ser comemorados com sabor de vitória”, afirmou o gestor, que falou sobre as adversidades que levam muitas instituições desse tipo a fechar as portas e elogiou o prefeito, Guilherme Menezes, pelo apoio para criação e continuidade do banco solidário em Conquista.

O prefeito, Guilherme Menezes, lembrou que, para ser implantado em Vitória da Conquista, o Banco teve que enfrentar a resistência da Câmara de Vereadores da época, mas que essas dificuldades são página virada. “Felizmente, Vitória da Conquista é riquíssima em lideranças comunitárias que pressionaram a Câmara na época e nós conseguimos implantar o Banco do Povo”. Guilherme ressaltou que hoje o Banco do Povo é uma instituição autônoma e que, inclusive, contribui com o Governo Municipal, a exemplo de um piano doado pela entidade para o Conservatório Municipal de Música.

“Queremos crescer com todos os micro e pequenos empreendedores. Não queremos ver ninguém fechar as portas. O Banco do Povo já está dando repostas positivas para o Governo Municipal”, afirmou Guilherme Menezes.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo