Banco de Alimentos busca voluntários para campanha deste sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 07:36, por: cdb

Banco de Alimentos busca voluntários para campanha deste sábado

28/02/2012 – 10:34

  

Eliana Fernandes

 

Um sábado de solidariedade. Esta é a proposta da campanha que o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas vai promover neste sábado, dia 3 de março, na unidade Dom Pedro do Hipermercado Carrefour. O objetivo é coletar alimentos entre os clientes do estabelecimento.

 

Para isso o Banco precisa de voluntários que vão abordar as pessoas no Hipermercado e explicar sobre a campanha para que doem alimentos não-perecíveis. Os voluntários serão divididos em turnos de três horas cada, entre 9h da manhã e 18h.

 

Tudo que for arrecadado vai ser encaminhado à Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), onde funciona o Banco de Alimentos. No Banco os produtos passam por triagem técnica e são distribuídos entre 120 entidades assistenciais.

 

São beneficiados com estes alimentos cerca de 45 mil pessoas em situação de risco social atendidas por estas entidades como crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e mentais; portadores de HIV, dependentes químicos, entre outros.

 

Para mais informações sobre a campanha e para se inscrever como voluntário basta ligar para (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ou enviar e-mail para bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.

 

Educação alimentar

 

Além da campanha, nutricionistas Ceasa estarão no setor de hortifrutigranjeiros do Hipermercado dando orientações gratuitas sobre alimentação saudável. Por meio de materiais impressos e de uma pirâmide alimentar tridimensional, as profissionais vão distribuir receitas e orientar os clientes e funcionários sobre doenças relacionadas à alimentação como diabetes e hipertensão; alimentos naturais, suas propriedades, aproveitamento integral e épocas; importância do controle no consumo de sal açúcar e gordura; preparo, armazenamento e descarte de alimentos.

 

Serviço

 

A campanha de arrecadação no Carrefour é fruto de uma parceria do estabelecimento com o Banco de Alimentos. A atividade aconteceu durante três anos no Carrefour Dunlop, que mudou de bandeira. Por isso, agora a campanha passa a ser realizada na unidade Dom Pedro. O trabalho também conta com o apoio do Instituto Robert Bosch.

 

O Banco de Alimentos é um órgão da Prefeitura de Campinas que faz coleta de donativos por meio de parcerias com organizadores de eventos, em supermercados, empresas e outros. O conceito é buscar onde sobra e entregar onde falta promovendo a solidariedade e combatendo o desperdício. O órgão também atua com atividades educativas.