Baianas eleitas participam de encontro nacional do PCdoB

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 as 10:29, por: cdb

Neste final de semana (8 e 9/12), 18 candidatas eleitas no pleito deste ano pelo PCdoB na Bahia estarão presentes no Seminário Poder e Políticas Públicas para as Mulheres, a ser realizado pelo Comitê Nacional do partido. A iniciativa irá reunir prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras comunistas no Novotel Jaraguá SP Conventions, em Bela Vista, São Paulo.
Na ocasião, o estado da Bahia estará representado por 15 vereadoras e três vice-prefeitas. Nas Eleições deste ano, PCdoB-BA foi responsável pela eleição de 35 mulheres, sendo 29 vereadoras e seis vices-prefeitas.

Para a vice-prefeita eleita em Boninal, Iracema Costa (PCdoB), a expectativa em participar do encontro é grande. “Acabo de ser eleita na minha cidade e pretendo colher muito conhecimento durante o encontro, principalmente sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres”, afirma.

A vice-prefeita acredita que, durante o seminário, ela poderá adquirir conhecimentos que serão utilizados para melhor a vida das mulheres da cidade localizada na Chapada Diamantina, com quase 14 mil habitantes. “As mulheres ocupam cada vez mais espaços de importância e visibilidade na sociedade. Mas, em municípios pequenos, como Boninal, a a questão patriarcal é muito forte. Aos poucos, estamos ganhando espaço e quero ajudar a melhorar isso”.

Programação

A abertura do evento acontece às 9h do sábado, com uma homenagem as comunistas candidatas nas eleições de 2012. Das 9h30 às 12h30, o presidente nacional, Renato Rabelo, e a secretária Nacional da Mulher do partido, Liége Rocha, palestram sobre o tema PCdoB: Eleições 2012 e a luta pela emancipação das mulheres.

Das 14h às 19h, será a vez do assunto Desigualdades de Gênero, Políticas Públicas e Eleições, com a presença da coordenadora geral do Programa de Ações de Educação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Hildete Pereira, e do demógrafo e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustáquio Diniz Alves.

No segundo e último dia do encontro, as atividades começam às 9h, com a deputada federal Jô Moraes, que é relatora da CPMI da Violência contra a Mulher e integrante do Fórum Nacional sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB. Ela falará sobre As mulheres e o novo projeto de desenvolvimento. Após isso, o assessor técnico da Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, Lécio Morais, às 11h30, fala sobre O funcionamento das instituições brasileiras.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

 

..