Aziz diz ter visto Saddam vivo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de abril de 2003 as 09:41, por: cdb

O ex-vice-premier do Iraque, Tarek Aziz, disse a seus interlocutores americanos que viu Saddam Hussein vivo após dois bombardeios lançados para matá-lo, afirmou nesta segunda-feira, o jornal USA Today.

O diário, em um artigo de primeira página que atribui a versão a um funcionário do Pentágono não-identificado, comentou que Saddam Hussein e seus filhos Uday e Qusay teriam sobrevivido aos ataques com mísseis e bombas lançados em 19 de março e em 7 de abril.

As forças anglo-americanas que invadiram o Iraque em 20 de março divulgaram uma lista negra com 55 autoridades do ex-governo de Hussein e até agora informaram que 14 deles foram detidos ou se entregaram.

Tarek Aziz, que figurava no posto 43 dessa lista, se entregou na semana passada e, segundo o diário, conversou bastante com seus interlocutores americanos.

O chefe do Comando Central, general Tommy Franks, que comandou a invasão, disse que Aziz se mostrou disposto a cooperar mas “não sabemos a veracidade do que disse”.

“O funcionário do Pentágono que diz que Aziz garantiu ter visto Saddam vivo também afirma que os especialistas chegaram à conclusão de que Aziz mente sobre outros assuntos que surgiram nos interrogatórios”, acrescentou o jornal.

O informante disse ao USA Today que alguns dos 13 ex-hierarcas do regime de Saddam que são interrogados “em um lugar secreto na região do Golfo, podem estar guardando sua informação mais valiosa com a esperança de negociar um tratamento favorável”.