Avaliação positiva do governo Lula extrapola índices históricos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 17 de Março de 2010 às 11:04, por: CdB

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu em março para um recorde histórico, de acordo com pesquisa CNI/Ibope nesta quarta-feira. Para 75% dos entrevistados, o governo é "ótimo" ou "bom", acima dos 72% anteriores. O número é o mais alto da série histórica da pesquisa. A avaliação negativa passou para 5%, ante 6%. Já a aprovação ao presidente seguiu em 83%.

Na questão da confiança, houve uma oscilação negativa de 1 ponto para 77% dos que confiam no presidente Lula. Os que não confiam passaram de 19 para 20%. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Tucanos em crise

Embora o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tenha mantido a liderança na corrida presidencial, conforme mostrou pesquisa CNI/Ibope nesta quarta-feira, a sua diferença para a ministra Dilma Rousseff (PT) caiu para próximo da margem de erro. Serra recuou para 35% das intenções de voto em março, ante 38% da pesquisa divulgada em dezembro, enquanto Dilma subiu para 30%, ante 17% anteriormente. Os números vêm causando crises sucessivas no ninho tucano.

A margem de erro da sondagem encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, é de 2 pontos percentuais. Na última segunda-feira, a Reuters publicou reportagem mostrando que a diferença entre o tucano e a petista havia caído para cerca de 5 pontos percentuais. Segundo o Ibope, em terceiro lugar aparece o deputado Ciro Gomes (PSB), que oscilou negativamente de 13 para 11%, equanto a senadora Marina Silva (PV) manteve-se com 6%.

Uma pesquisa do Ibope de fevereiro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, já mostrava o crescimento de Dilma e a redução da liderança do tucano. Naquela pesquisa, Serra tinha 36%, enquanto Dilma aparecia com 25%.

Voto importante

Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se transformou no voto mais importante da república, enquanto 10% preferem votar em um nome da oposição. Outros 33% afirmam que não levarão a posição do presidente em conta na hora de votar. Apesar do crescimento de Dilma nas intenções de voto, ainda é grande o número de eleitores que não sabe qual é o candidato apoiado por Lula (39%), mas já chegam a 58% os que identificam a ministra como esse candidato.

Serra é o concorrente mais conhecido pela populção: 65% dos entrevistados afirmam conhecê-lo bem ou "mais ou menos". Ele também apresenta o menor índice de rejeição (25%). Já Dilma é conhecida bem ou "mais ou menos" por 44% dos entrevistados, enquanto sua rejeição caiu fortemente para 27%, ante os 41% da pesquisa divulgada em dezembro.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março em 140 municípios.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo