Autoridades russas acreditam que pelo menos 110 pessoas podem ter morrido em conseqüência de uma avalanche que assolou vilarejos e balneários na república da Ossétia do Norte, no sul do país.
O presidente russo, Vladimir Putin, classificou a tragédia como “um desastre de grandes proporções”.
Equipes de emergência no local disseram que o pequeno vilarejo de Nizhny Karmadon, na cadeia de montanhas do Cáucaso, foi praticamente coberto pela neve. Não há esperanças de encontrar os 50 moradores com vida.
O primeiro-ministro da Ossétia do Norte, Mikhail Shatalov, afirmou que, ao todo, pelo menos 110 pessoas podem ter morrido na região.
A avalanche aconteceu por volta das 21:00, horário local, de sexta-feira.
Entre as dezenas de desaparecidos encontra-se o ator Sergei Bodrov Junior, filho do famoso diretor de Moscou, e 23 integrantes de sua equipe de filmagem, que estava rodando uma produção na área.
Após arrasar Nizhny Karmadon, a avalanche passou por vários balneários, parando somente na entrada do desfiladeiro de Karmadon.
A avalanche foi provocada pela ruptura de uma geleira no alto das montanhas. As autoridades preocupam-se também com os riscos de inundação, uma vez que o gelo se derreta.
As buscas em terra contam com o apoio de helicópteros e cães farejadores.