Autoridades da Espanha investigam escritórios do Google

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Publicado quinta-feira, 30 de junho de 2016 as 11:57, por: cdb

Uma porta-voz do Google informou que a empresa está cooperando com as autoridades locais e que a companhia cumpriu a legislação tributária na Espanha

 

Por Redação, com Reuters – de Madri/São Francisco:

 

Autoridades espanholas investigaram escritórios do Google em Madri nesta quinta-feira em uma operação relacionada a pagamento de impostos, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto.

Uma porta-voz do Google informou que a empresa está cooperando com as autoridades locais e que a companhia cumpriu a legislação tributária na Espanha, assim como faz em todos os países onde atua.

A empresa está trabalhando com as autoridades para responder todos os questionamentos, acrescentou a porta-voz.

Autoridades espanholas investigaram escritórios do Google em Madri
Autoridades espanholas investigaram escritórios do Google em Madri

Facebook

O Facebook ofereceu, na quarta-feira, um raro vislumbre sobre como classifica e exibe conteúdos em seu feed de notícias, parte de um esforço para fornecer mais transparência sobre suas operações, com a influência política e cultural da rede social continuando a aumentar.

As revelações, embora não apresentem muitos detalhes, são notáveis em parte porque acontecem na sequência de uma reportagem, publicada em maio, que alegava viés político liberal na ferramenta chamada Trending Topics.

– O feed de notícias é um sistema que é projetado e construído por pessoas, mas pessoas têm valores e tais valores se refletem em como nós tomamos decisões regularmente – disse o vice-presidente de administração de produtos para o News Feed, Adam Mosseri, em comunicado.

Mosseri disse que o princípio central do feed de notícias, a seção em que a maioria das pessoas vê as postagens do Facebook, é que os post de familiares e amigos são classificados primeiramente. Eles são seguidos por conteúdo “informativo”, que pode variar desde artigos de notícias até receitas e é determinado por quais tipos de posts um indivíduo tende a clicar.

O conteúdo de “entretenimento” é a terceira prioridade, e é baseado em preferências anteriores, de maneira similar.

Embora o feed de notícias seja separado dos Trending Topics, ele é a ferramenta central da experiência do Facebook e qualquer dica de que seja influenciado por uma agenda política pode ser extremamente prejudicial à companhia. A acalorada campanha presidencial dos Estados Unidos destacou as preocupações sobre possíveis tentativas de influenciar as eleições.

Influência política do Facebook

Com a campanha presidencial dos Estados Unidos se acelerando, o Facebook está se esforçando para mostrar neutralidade, um assunto cada vez mais urgente para a rede social, uma vez que evidências sobre seu poder continuam a surgir.

Estudos recentes mostraram que a rede social tem uma influência extraordinária. De acordo com pesquisas que devem ser publicadas em agosto, no Journal of Communications, quando pessoas marcaram seus amigos em lembretes de votação do Facebook, o comparecimento aumentou entre 15%  e 24 %.

Durante as eleições primárias para a Presidência dos EUA este ano, um lembrete que informou as pessoas quando o prazo de registro para votação em seu Estado estava se aproximando e fornecia um link que ajudou a produzir um aumento de quase 650 mil novos registros de votações somente na Califórnia, de acordo com o Secretário de Estado Alex Padilla.

No Reino Unido, um lembrete do Facebook dias antes do prazo para se registrar para votar no referendo sobre a saída do país da União Europeia levou 186 mil pessoas a se registrarem online, de acordo com o governo.

– Geralmente, conseguir que as pessoas votem pode balançar uma eleição nacional – disse a doutoranda da Universidade do Texas em Austin Katherine Haenschen, autora do estudo que será divulgado em breve no Journal of Communications.

O Facebook está ávido para mostrar que seu envolvimento político é limitado a atividades que parecem neutras, como encorajar o voto. A empresa divulgou essa semana diretrizes que governam o importante feed de notícias, seção onde são exibidas a maior parte das postagens no Facebook, e refutou fortemente alegações de viés político em seu Trending Topics.