Aumento na venda de combustíveis reflete recuperação da economia, afirma diretor da Petrobras

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de agosto de 2004 as 22:28, por: cdb

O crescimento da economia brasileira, verificado no primeiro semestre deste ano, já começa a se refletir, de forma clara, nas vendas de combustíveis nos postos do país, afirmou em palestra na Câmara de Comércio Americano, o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Sérgio Gabrielle. Segundo o diretor, a Petrobras constatou aumento de vendas de 6% no primeiro semestre. Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) indicam que o consumo de gasolina subiu mais de 8% em julho, em comparação a igual mês do ano passado.

A Petrobras espera que o consumo de combustíveis cresça em média 2,4% até 2010, tomando como base uma expansão anual da economia brasileira de 4%. Gabrielle informou que o abastecimento interno está garantido pelos próximos anos. Isso, segundo ele, faz com que o país precise de uma nova refinaria ao final de 2011.

-Estamos investindo US$ 1,2 bilhão até 2010 em nosso parque de refino. Além de melhorar a qualidade de nossos derivados, estaremos também aumentando a oferta de derivados em cerca de 200 mil barris por dia- revelou.

Ele informou que o consumo de GNV (Gás Natural Veicular) deverá crescer 14,2% ao ano até 2010. “Uma grande parcela dos novos veículos hoje é movida a GNV”, disse o diretor da estatal.