Aumenta a procura pelo Arquivo Público Municipal de Indaiatuba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 08:13, por: cdb
  • Publicação: 18/04/2012 – 11:10h
  • Redatores: Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 792
  • O Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Indaiatuba, ligado à Fundação Pró-Memória, tem recebido cada vez mais visitas de pesquisadores e estudantes, que buscam documentos e registros principalmente sobre a história da cidade, formação de bairros, arquivos sobre festas locais, construções públicas, entre outros assuntos.

    Segundo a historiadora e diretora do Arquivo, Adriana Carvalho Koyama, o local é muito procurado também por estudantes universitários para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. “Notamos que a procura pelo arquivo tem aumentado gradativamente, o que demonstra que a população de forma geral está mais consciente sobre a importância de se manter um arquivo público municipal”, disse.

    Em razão do início do ano letivo, a busca pelo acervo do local aumenta nesta época do ano principalmente entre estudantes do ensino fundamental que pesquisam sobre a história da formação de bairros da cidade.

    O Arquivo Público é responsável por implementar e acompanhar a Política Municipal de Arquivos, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e criação de condições de acesso público ao patrimônio documental municipal. No local são armazenados documentos produzidos pela administração pública municipal, especialmente provenientes da Prefeitura e da Câmara, que podem ser classificados como correntes (que ainda estão em tramitação ou são constantemente consultados), intermediários (documentos que não são mais de uso corrent, mas cumprem prazo determinado para arquivamento) ou permanentes (de importância histórica para o município).

    O Arquivo Público Municipal conta também acervos de fotografias e mapas da cidade datados de diferentes períodos, de todos os jornais do município desde a criação do Arquivo, em 1994, além de um conjunto de documentos e pertences de pessoas públicas, como dos ex-prefeitos Dr. José Cardoso da Silva e Francisco Xavier da Costa, que administraram o município entre as décadas de 30 e 40. Mantém ainda partituras, escritos, diplomas e diversos outros objetos que pertenceram ao músico Nabor Pires de Camargo.

    O Arquivo Público Municipal é aberto para pesquisa e consultas de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Agendamentos podem ser feitos pelo email informa@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (19) 3834-6633.

    Livro

    O mais recente livro sobre a história do município, “Indaiatuba: História e memórias da antiga Freguesia de Cocaes e dos anos que se sucederam desde então”, de autoria da historiadora e diretora do Arquivo Público Municipal, Adriana Carvalho Koyama, será exposto no ciclo básico do Centro de Memória da Unicamp no período de 15 de maio a 30 de junho. O centro tem como objetivo promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória histórica e sócio-cultural de Campinas e região.

    A obra também será lançada durante o 3º Encontro Internacional de Ensino de História e o 8º Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História que será realizado de 02 a 05 de julho na Unicamp.

    #