Aula com Paola Tedeschi ensina técnicas de um bom risoto

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Março de 2012 às 08:02, por: CdB

Que técnica deve ser empregada para se preparar um bom risoto? Para não apenas tirar essa dúvida, como também aprender, na prática, como se faz diversos tipos de risoto, 40 alunas das áreas rurais de Jundiaí participaram na tarde da última quinta-feira (08) de uma aula com Paola Tedeschi, representante do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF) no Brasil.

Paola ensina todas as técnicas do prato

O evento faz parte da programação do Momento Itália Brasil (MIB), que, dentre outras atividades, realiza uma versão italiana do programa Delícias do Campo, desenvolvido em parceria pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Esse evento, em particular, conta também com a parceria da Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest).

O secretário Jorge Yatim acompanhou a aula

Risoto, costuma-se dizer, qualquer um sabe fazer. Mas não é bem isso. Dependendo do tipo de arroz, a temperatura do caldo e o tempo de cozimento, pode-se salvar ou arruinar uma receita. E foi exatamente isso que o seleto grupo que se inscreveu pôde aprender durante a aula com Paola, que, primeiro apresentou a parte teórica e, na sequência, preparou alguns pratos na cozinha experimental da EtecBest, onde aconteceu a aula.

Cada detalhe era acompanhado com olhar fixo das alunas. Dicas simples, talvez, mas desconhecidas até então. “Tem detalhes que eu não conhecia e parece que eles fazem muita diferença”, comentou Míriam Lourençon, do bairro do Traviú. Segundo ela, que se inscreveu para aprimorar os conhecimentos, com apenas um toque a mais é possível transformar uma receita, deixá-la melhor, na aparência e no sabor. “Fica tudo melhor”, comentou.

Na aula de Paola Tedeschi, as alunas aprenderam três receitas de risoto: com ervilha, ao vinho tinto e à parmegiana. Mas são apenas sugestões, pois em culinária é possível fazer quase tudo para incrementar um prato. Contudo, a base do risoto é fundamental para o sucesso da receita. E foi exatamente esse o grande aprendizado da aula na EtecBest.

Os diversos tipos de arroz que podem ser utilizados, o tempo correto de cozimento e até mesmo a forma de acrescentar a água, tudo isso precisa ser observado na hora de preparar o risoto. “O preparo é fundamental, pois o arroz não pode passar nem ficar aquém do ponto e, para isso, existem critérios que vão fazer muita diferença”, comentou Paola, que deu muitas dicas importantes, como o cálculo de arroz por pessoa, a maneira correta de acrescentar ingredientes como a manteiga e o queijo. “Queijo é bom, mas se não souber como e quanto colocar, ele estraga o seu prato”, aconselhou.

Míriam, de olho nas explicações e querendo aprender mais

Para o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento,Jorge Yatim, que acompanhou a aula, foi uma iniciativa das mais felizes, dada a adesão total ao número de vagas oferecidas. “Se tivéssemos aberto para um número maior, teríamos preenchido também”, disse. Segundo Yatim, o curso surpreendeu e inspira a realização de outros nos mesmos moldes.

“Tivemos essa grata experiência e já podemos pensar em promover outras atividades, pois a população da área rural está respondendo positivamente ao nosso chamado para se organizar no sentido de buscar o incremento do setor”, disse. A diretora de Agronegócios da Secretaria de Agricultura, Isabel Harder, registrou que a Associação Agrícola de Jundiaí teve uma participação importante nesse processo todo, contribuindo para a viabilização da aula, assim como tem marcado presença destacada em outros eventos da SMAA.

EtecBest inicia novo curso na área

O diretor da Escola Técnica Benedito Storani, Eduardo Alvarez, guardou para anunciar durante a aula de Paola Tedeschi a grande novidade da escola para este semestre: a implantação do curso Técnico em Cozinha/Gastronomia, com duração de um ano e meio e dispondo, inicialmente, de 40 vagas. As inscrições, inclusive, já podem ser feitas. A exigência é que o interessado tenha concluído ou esteja cursando o segundo ano do Ensino Médio.

O curso, segundo Alvarez, visa atender também aqueles que já atuam em cozinha industrial e restaurantes. “Por isso determinamos um horário estratégico, para viabilizar a participação de quem trabalha”, disse o diretor. Dentre as disciplinas do novo curso, estão técnicas de doçaria, panificação, cozinha fria e técnicas de bar.

Fotos: Divulgação

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo