Audiência pública discute Central de Tratamento de Resíduos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2012 as 09:51, por: cdb

 Na próxima terça-feira (23), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza audiência pública sobre a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Ipojuca. O evento acontece às 9h30 no Clube Municipal, na Rua da Subida, s/nº, no Centro. O objetivo é apresentar o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da CTR, que já está disponível para consultas no site da Agência (www.cprh.pe.gov.br).
 Na oportunidade, os participantes poderão esclarecer dúvidas e fazer sugestões a respeito do empreendimento.

Atualmente, a coleta de resíduos sólidos no município é executada por empresa privada contratada pela prefeitura através de licitação pública. Não existe coleta seletiva e a disposição final desses resíduos é no lixão do engenho Caetés, próximo ao balneário de porto de Galinhas. Além disso, a área onde está instalado é cercada de mangue e alagados, sendo desaconselhável sua ampliação. Já a coleta e disposição final dos resíduos industriais não são feitas pela prefeitura.

Uma Central de Tratamento de Resíduos é onde resíduos urbanos e industriais são tratados de modo adequado para não causar danos ao meio ambiente, nem à saúde da população da área afetada pelo empreendimento. No caso da CTR Ipojuca, que tem como empreendedor a Ecopesa, empresa com experiência na implantação e operação de Aterros Sanitários, o objetivo é atender às demandas do referido município na disposição dos seus resíduos sólidos urbanos, bem como às indústrias localizadas no Complexo de Suape.

A implantação de uma CTR no município de Ipojuca vem ao encontro da Lei 12.305/2010 – que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece o ano de 2014 como limite temporal para a eliminação de lixões e a consequente disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Baseia-se na premissa da operação adequada do empreendimento durante toda sua vida útil (20 anos) com estrito controle e monitoramento de todas as atividades do mesmo através dos Planos Básicos Ambientais. A área selecionada para abrigar a CTR Ipojuca está localizada em terras do engenho Arimbi, a 1,5 Km da PE-060 no sentido Pernambuco-Alagoas, ocupando um total de 70,43 hectares.

Fonte: BLOG DE Jamildo

 

..