Audiência pública debate segurança nas faixas de fronteira 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 3 de junho de 2011 as 14:41, por: cdb

Com o tema “Fronteiras e segurança nacional”, a Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira realiza na terça-feira (7), às 9h, audiência pública sobre a atual situação das áreas fronteiriças brasileiras.

Foram convidados para o debate quatro secretários de Segurança Pública estaduais: Airton Aloísio Michels, do Rio Grande do Sul; Reinaldo de Almeida César, do Paraná; César Augusto Grubba, de Santa Catarina; e Wantuir Francisco Brasil Jacini, do Mato Grosso do Sul.

A segurança das fronteiras foi debatida pela subcomissão no dia 24 de maio, quando representantes do governo ressaltaram que, além de investimentos nas forças militares e policiais, é preciso aumentar desenvolvimento econômico e social das cidades localizadas nessas regiões.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que preside a subcomissão, destacou então que o conceito moderno de defesa nacional não se restringe a questões militares, mas inclui também ações de inteligência, de desenvolvimento e de exploração adequada do território.

Augusto Castro / Agência Senado