Atropelamentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de novembro de 2003 as 12:17, por: cdb

Como o Contran não conseguiu, mais uma vez, cumprir o prazo definido para a divulgação das regras para a inspeção técnica veicular, os Estados começam a tomar iniciativas para a execução do serviço.

Depois de Alagoas, que já fez licitação e escolheu a concessionária que irá fazer o serviço, agora é a vez da Bahia, que publicou edital para o controle da emissão de poluentes da frota de transporte intermunicipal de passageiros.

Além de atropelar a pretensão governamental, de centralizar a inspeção no Governo federal, a licitação da Bahia também tromba de frente com a lógica, pois estabelece o prazo do contrato em 12 meses, quando o prazo mínimo para a recuperação do investimento necessário é de três anos.

Mesmo sendo uma licitação que tem tudo para dar errado, a Bahia se iguala ao Estado do Rio de Janeiro, que já realiza o serviço, e o Município de São Paulo, que fez a sua licitação em 1995 e está preparado para iniciar a inspeção de poluentes em 2004. Detendo processo mais adiantado, esses estados têm maior poder de barganha junto ao Governo federal, na disputa pelo naco da tarifa do serviço.
ABOBRINHA
Entrou em campo um prato cheio para a mídia de fofocas. Está confirmado para os próximos dias o apito final do casamento de Ronaldinho e Milene. O assessor de imprensa do jogador, Rodrigo Paiva, confirma que os dois lutam há um ano e meio para salvar o casamento, mas agora não dá mais.

A foto publicada pela revista espanhola Que me dices, de Milene com o jogador Aganzo, do Real Madrid, segundo Paiva, nada tem a ver com o episódio:

– Posso garantir que o Ronaldinho riu muito quando viu a foto dos dois saindo de um restaurante – explicou, mostrando que o desgaste vem de tempos.

AL MARE
Há uma nova preciosidade atracada na Marina da Glória.

Trata-se, segundo as más línguas, da luxuosa embarcação pertencente ao prefeito de Belford Roxo, Waldir Zito (PSDB).

BAIRRISTA
Candidato à reeleição, o prefeito de Nova Iguaçu, Mario Marques, ofereceu a vaga de vice ao PT, “desde que o companheiro resida no Município”.

Tal condição, segundo assessores, afastaria o deputado Lindberg Farias.

EXTRAS
O Estado do Rio terá recursos extras a partir de 2005. O relator da reforma tributária decidiu atender aos governadores para que o Fundo de Desenvolvimento Regional seja repassado aos estados para investimentos em infra-estrutura e não mais para financiamento ao setor privado.

Os critérios de repartição serão definidos por lei complementar, por isso ainda não é possível dizer quanto o Estado vai embolsar.

RECOMEÇO
Depois de dois mandatos de vereador, dois de deputado federal, um de presidente da Liga das Escolas de Samba, outro de presidente do São Cristóvão e de uma tentativa de presidir a Federação de Futebol do Rio, Paulo de Almeida decidiu voltar às origens.

Será candidato a vereador em São João de Meriti.

INUSITADO
O carioca reclama dos pardais, mas na Grã-Bretanha aconteceu o pior.

A polícia do País de Gales instalou radares móveis e multou uma série de concorrentes do rali mundial, disputado durante três dias no local.

Não escaparam nem os campeões, como os ingleses Coplin McRae e Richard Burns, e o espanhol Carlos Sainz.

E mais: quatro pilotos tiveram as carteiras de motoristas cassadas por “direção agressiva”, como se pudessem fazê-lo de outra forma num rali.

REINCIDENTE
O ministro Berzoini deu outra pisada na bola.

Veio ao Rio explicar o imbróglio do bloqueio do dinheiro devido aos maiores de 90 anos e não convidou a secretária municipal da Terceira Idade, Cristiane Brasil, para participar do debate.

Além de ser da área, a moça é presidente regional do PTB e filha do presidente nacional, Roberto Jefferson, um dos pilares da base aliada do Governo Lula.

CÂMERA E AÇÃO
De Orlando Diniz, presidente da Fecomércio, filosofando sobre o espetáculo de crescimento:

– O