Athirson salva o Fla

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 19 de janeiro de 2003 as 21:57, por: cdb

O Flamengo estreou no Campeonato Carioca com vitória por 2 x 1, de virada, sobre o Friburguense, neste domingo, em Édson Passos. O herói da partida foi o lateral-esquerdo Athirson, que marcou os dois gols – Marcelinho descontou. O próximo compromisso do Rubro-negro será domingo, contra o Americano, em Campos.

Os primeiros 45 minutos do Flamengo em 2003 deixaram os torcedores irritados. Desorganizado e sem criatividade, o time rubro-negro pouco ameaçou o gol de Jéferson. No início, o goleiro do Friburguense defendeu com tranqüilidade chutes do garoto Jean e, depois, de Lê em cobrança de falta. Fábio Baiano era o principal alvo da torcida. Desatento e errando a maioria dos passes e lançamentos, o jogador passou a maior parte do primeiro tempo sob vaias.

Aos 34 min, veio o castigo: André Dias saiu errado com a bola, proporcionando um lateral para o Friburguense. Na cobrança, a zaga ficou olhando Marcelinho chutar para defesa de Júlio César. No rebote, Mauro disputou com o goleiro e tocou para o próprio Marcelinho empurrar a bola para o fundo da rede.

A grande figura do jogo continuava sendo Jéferson. Aos 37 min, o goleiro espalmou falta cobrada por Lê. No final, uma defesa espetacular: André Dias cruzou na área, Zé Carlos cabeceou com estilo no ângulo e Jéferson voou para evitar o gol de empate.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, um susto para os rubro-negros: Mauro recebeu livre na área, tentou driblar Júlio César, mas acabou desarmado. E foi só. Comandado por Athirson, o Flamengo foi tomando conta do jogo. Aos 4 min, o lateral cruzou na medida para Zé Carlos, que, livre de marcação, cabeceou para fora.

Aos 12 min, não teve jeito. O mesmo Zé Carlos foi desarmado na área e a bola sobrou para Athirson – sempre ele – acertar um forte chute de pé direito, igualando o placar.

Empurrado pela torcida, o Flamengo conseguiu virar a partida aos 32 min. Zé Carlos avançou pela esquerda e rolou para Athirson, novamente, incendiar a galera rubro-negra.

FLAMENGO 2 x 1 FRIBURGUENSE

Flamengo
Júlio César, Alessandro, André Dias, Fernando e Athirson; Jorginho, André Gomes, Fábio Baiano (Valnei) e Lê (Fabiano Cabral); Jean e Zé Carlos (Egídio)
Técnico: Evaristo de Macedo

Friburguense
Jéferson, Alexandre, Cadão, Max e Ademir; Bidu, Gedeil, Sérgio Gomes e Abedi; Marcelinho (Marquinhos) e Mauro (Paulinho)
Técnico: Júlio Marinho

Data: 19/1/2003 (domingo)
Local: estádio Giulitte Coutinho, em Édson Passos
Juiz: Carlos Lopes Moreira
Cartões amarelos: Mauro, Abedi, Sérgio Gomes (Friburguense); André Dias (Flamengo)
Gols: Marcelinho, aos 34 min, do primeiro tempo; Athirson, aos 12 min, e aos 32 min, do segundo tempo