Atentado checheno deixa pelo menos 30 mortos na Rússia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 08:23, por: cdb

Um rebelde checheno conduziu na segunda-feira um caminhão repleto de explosivos para dentro de um prédio do governo na Rússia, matando 30 pessoas e ferindo várias outras, disseram autoridades.

A explosão na cidade de Znamenskoye, norte da capital regional de Grozny, foi o mais sério ataque rebelde desde que um referendo em março organizado pelo Kremlin manteve o território muçulmano firmemente nas mãos da Rússia.

Soldados que faziam guarda no prédio administrativo, que também abriga os serviços de segurança da FSB local, abriram fogo contra o caminhão para tentar barrá-lo, mas não conseguiram. O veículo passou por barreiras de segurança de concreto e acabou explodindo e formando uma bola de fogo.

A grande explosão, perto da fronteira da Chechênia com a Rússia e em uma área que há muito tempo está sob controle de Moscou, destruiu o prédio e oito casas próximas.

– Ao menos 30 pessoas morreram e duas ou três vezes mais que este número se feriram – disse o chefe distrital, sultão Akhmetkhanov. Segundo fontes da agência de notícias Interfax, mais de 40 pessoas morreram.