Ataques vão continuar nas próximas horas, dizem os EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de março de 2003 as 17:32, por: cdb

Vários alvos militares serão bombardeados nas próximas horas pelas forças dos Estados Unidos e aliados, informou há pouco o chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, Richard Myers.

Em entrevista à imprensa concedida na tarde desta sexta-feira, Myers fez um balanço sobre as operações militares nas últimas 24 horas. Segundo ele, as forças terrestres já penetram 160 quilômetros Iraque adentro. Nesta sexta-feira, a 3ª Divisão de Infantaria ingressou por terra em território iraquiano.

Ele informou que um campo de aviação no norte do Iraque foi tomado pela coalizão liderada pelos EUA. O militar disse ainda que navios foram arrestados no Golfo Pérsico. “Estamos vigilantes para evitar a colocação de minas em águas internacionais”.

O chefe das Forças Armadas americanas também revelou que a coalizão já se apropriou de alguns campos de petróleo e principais oleodutos iraquianos para “ajudar na preservação do petróleo”.

Até agora, mais de 1 mil ataques de precisão sobre alvos iraquianos foram realizados, disse o oficial. Myers avaliou que as operações estão “indo bem” e que milhares de folhetos estão sendo distribuídos com conselhos de deserção. Segundo ele, foram registradas deserções no norte do país.

Myers e Rumsfeld lamentaram as baixas já sofridas pelas forças americanas e britânicas.