Associação registra crescimento de 22,6% nas vendas de veículos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 5 de maio de 2007 as 12:09, por: cdb

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, anunciou um crescimento de 22,6% nas vendas de veículos no mercado interno de janeiro a abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2005. Os números referentes à produção e exportações ainda estão sendo consolidados e devem ser divulgados pela Anfavea na próxima semana.

O crescimento se reflete na indústria de autopeças. Segundo Paulo Butori, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para a Indústria de Veículos Automotores (Sindipeças), pretende investir US$ 1,5 bilhão este ano “para se adequar às necessidades dos clientes”. “Esse investimento deve se acelerar nos próximos anos devido ao crescimento do mercado interno e à nossa necessidade, também, de continuar exportando, dessa forma contrabalançando altos e baixos que eventualmente a indústria possa ter”, revelou.

O governo federal decidiu criar um grupo técnico de trabalho para discutir políticas de desenvolvimento do setor automotivo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, em audiência de representantes do setor com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os representantes do setor automotivo anunciaram também ao presidente Lula a produção de 50 milhões de veículos no país em 51 anos da indústria automotiva. “É um número histórico, é um número de celebração”, afirmou o presidente da Anfavea. Para 2007, a previsão é de 3 milhões de automóveis produzidos, contra 2,61 milhões no ano passado.