ASSEMBLEIA EQUATORIANA APROVA ACORDOS COM URUGUAI E ARGENTINA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 12:23, por: cdb

QUITO, 4 ABR (ANSA) – A Assembleia Nacional do Equador aprovou dois acordos com o Uruguai e a Argentina nas áreas de defesa e investigação espacial, que foram tramitados pela Comissão de Relações Internacionais da casa.
   
Com 92 votos a favor, o órgão ratificou a aliança de defesa entre Quito e Montevidéu que pretende promover a cooperação no âmbito de manobras militares, uso de equipamentos bélicos, operações de paz, entre outros.
   
Segundo o deputado Fausto Cobo, o convênio contribui com a integração latino-americana, “objetivo estratégico” estipulado na Constituição.
   
Momentos antes, 89 representantes aprovaram um acordo de cooperação nas atividades espaciais entre Equador e Argentina a fim de desenvolver tecnologias de observação terrestre, controle de satélites e programas de capacitação.
   
O deputado Vladimir Vargas explicou que o país andino, localizado na linha do Equador, não aproveita dos benefícios que seu “espaço extraterrestre” o proporciona devido aos altos custos que implica a tecnologia espacial e de observação. (ANSA)