Arte, lazer e religiosidade. Páscoa no Coração 2012 convida para Missa do Lava Pés, nesta quinta (5)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 05:48, por: cdb

Publicada em 03/04/2012 – Atualizado em 05/04/2012 08h44m

Arte, lazer e religiosidade. Páscoa no Coração 2012 convida para Missa do Lava Pés, nesta quinta (5)|

Da mesma forma como aconteceu no Natal, a Prefeitura de Santa Maria também irá oferecer à comunidade uma programação alusiva ao período Pascal, com ações religiosas, artísticas, de lazer e de entretenimento, lembrando o verdadeiro sentido da Páscoa, um momento de reflexão. É a Páscoa no Coração 2012, evento em conjunto com a Arquidiocese de Santa Maria, que iniciou na terça-feira (3), com a 18ª Feira do Peixe Vivo, na Gare da Viação Férrea e se prolonga até o Domingo de Páscoa, com atividades voltadas ao público infantil, a partir das 15h, na Praça Saldanha Marinho.

Outro grande momento do domingo, e que irá agradar o público de todas as idades, é o Canto de Páscoa, um show musical das sacadas do Edifício João Fontoura Borges (SUCV), onde funciona a sede do Governo Municipal, com o tenor Cesare Barichello e corais infantis interpretando canções de Páscoa. A apresentação será às 19h30, com apoio do grupo Cuíca, Sesc, Lar de Joaquina, Caic Luizinho de Grandi e Escola Marista Santa Marta.

“Nosso objetivo é ofertar à comunidade algumas programações que acontecem neste período, que é um momento de reflexão, independentemente da religião que cada cidadão possui, é um momento de introspecção”, ressalta o secretário adjunto do Turismo, Rafael Ruviaro.

Antes disso, na quarta-feira (4), ocorreu a abertura solene da semana da Páscoa, com o Recital “Alleluiah”, no Theatro Treze de Maio. O destaque ficou por conta de um recital de cantores, artistas e instrumentistas que irão apresentar um repertório Pasqualino, com músicas eruditas e populares.

O espírito cristão da Páscoa será lembrado, em especial, com as celebrações religiosas. Na quinta-Feira (5) Santa haverá a tradicional Missa do Lava Pés, celebrada pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, onde se reproduzirá a cena em que Cristo, em sinal de humildade, lavou os pés de seus apóstolos. A missa será às 20h, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Já na Sexta-Feira Santa será dia de lembrar A Paixão de Cristo, com a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, Cortejo e Caminhada no Calvário, no Morro de Santo Antão. A cerimônia inicia às 9h, na Capela de Santo Antão, no Distrito de Santa Antão. No Sábado de Aleluia será celebrada a Missa da Ressurreição. Será uma missa cantada em latim (maculatta) com encenação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a participação do Coral Santa Cecília, de Faxinal do Soturno.

Confira a programação completa da Páscoa no Coração 2012

3 de Abril a 5 de Abril
18º Feira do Peixe Vivo
Venda de Peixe Vivo e Produtos Coloniais, Pães e Vinhos. Praça de Alimentação com petiscos de peixe.
Horário: Das 8h às 20h30
Local: Gare da Viação Férrea

4 de Abril – Quarta-feira
Recital “Alleluiah”
Recital de Páscoa com repertório variado e apresentação especial de árias e canções. Solistas: Pianista Jonatas Asafe, Soprano Elisa Lopes e Tenor Cesare Barichello
Horário: 20h
Local: Teatro Treze de Maio

5 de Abril – Quinta-feira Santa
Missa do Lava Pés
O Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, reproduzirá a cena em que Cristo, em sinal de humildade, lavou os pés de seus apóstolos.
Horário: 20h
Local: Basílica Nossa Senhora Medianeira

6 de Abril – Sexta-feira Santa
A Paixão de Cristo
Encenação da Paixão e Morte de Cristo, Cortejo e Caminhada no Calvário no Morro de Santo Antão
Horário: 9h
Local: Capela de Santo Antão – Distrito de Santa Antão

7 de Abril – Sábado de Aleluia
Missa da Ressurreição
Missa cantada em latim (Imaculatta) com encenação da Ressurreição de Jesus Cristo (Coral: Santa Cecília – Faxinal do Soturno)
Horário: 20h
Local: Basílica Nossa Senhora Medianeira

8 de Abril – Domingo de Páscoa
Presença do Coelhinho da Páscoa com distribuição de chocolates
Briquedos do SESC e apresentação musical Grupo Cuíca
Horário: 15h
Local: Praça Saldanha Marinho

Canto de Páscoa
Show Musical nas Sacadas do Edifício João Fontoura Borges (Antiga SUCV) com o Solista Cesare Barichello – Tenor e Corais infantis interpretando canções de Páscoa. (Corais do CAIC, Lar de Joaquina e Escola Marista Santa Marta)
Horário: 19h30
Local: Edifício João Fontoura Borges (Antiga SUCV)

Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Aquidiocese de Santa Maria
APOIO: Grupo Cuíca, SESC, Lar de Joaquina, CAIC Luizinho De Grandi, Escola Marista Santa Marta

Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Luiz Otávio