Arnold Schwarzenegger declara estado de emergência na Califórnia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de outubro de 2006 as 18:01, por: cdb

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou, nesta sexta-feira, estado de emergência na região do sul do estado consumida por um incêndio de origem criminosa e de graves proporções que deixou quatro bombeiros mortos. Ele ofereceu uma recompensa de US$ 100.000 para quem fornecer informações sobre o responsável pelo fogo, depois de “proclamar estado de emergência no condado de Riverside”, informou a assessoria do governador em comunicado.

De acordo com os bombeiros, o incêndio é de origem criminosa e, portanto, a morte de seus colegas constitui um “crime”.

– Trata-se de um fogo iniciado deliberadamente. Um incêndio de origem criminosa, que deixa mortos, é considerado um assassinato -, frisou o comandante do Corpo de Bombeiros, John Hawkins, do Departamento Florestal da Califórnia (CDF) em entrevista coletiva em Beaumont.

Um quinto bombeiro está em estado crítico depois de sofrer queimaduras em 95% do corpo.O incêndio aconteceu em uma região de difícil acesso, perto da cidade de Cabazon, e se espalhou rapidamente, consumindo inicialmente mais de 1.600 hectares, segundo uma porta-voz dos bombeiros, Becky Luther.

Até esta sexta-feira o fogo havia reduzido a cinzas 4.800 hectares de terras. Cerca de 1.200 bombeiros tentam controlar as chamas.