Área do Poço Escuro vai ganhar anfiteatro e quadra poliesportiva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 08:02, por: cdb

Com objetivo de ampliar espaços voltados para o lazer e a prática de esportes em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal está realizando obras da segunda etapa de urbanização do Poço Escuro. Mais de R$ 1 milhão de recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC I, estão sendo investidos.

A obra, executada pela Empresa Municipal de Urbanização/Emurc, conta com algumas intervenções, entre elas, a construção de uma academia, sala para administração e auditório com capacidade média para cem pessoas. Também serão construídos laboratório para mostras da fauna e flora existente no local e anfiteatro para aproximadamente 2.500 pessoas.

Além disso, o espaço contará com paisagismo, lago, parque infantil, três pontes rústicas com mirante, quadra de areia com alambrado, quadra poliesportiva com piso de concreto armado polido e iluminação, quatro pergolados, dois sanitários adaptados e seis quiosques.

Segundo a coordenadora municipal de Obras, Débora Rocha, o serviço deve ser finalizado este ano. “A urbanização do Poço Escuro será mais uma forma de a comunidade estar próxima à natureza e ao mesmo tempo ter um espaço de lazer”,  comenta.

Na primeira etapa da obra foram implantados canal de drenagem para captar as águas das chuvas, mureta e recuperação de escadarias.

Poço Escuro – É uma área com 17 hectares de mata ciliar existente no grotão que abriga as principais nascentes do Rio Verruga, na vertente sul da Serra do Periperi. Apesar da ocupação urbana nas áreas próximas ao  Poço Escuro, a área foi preservada desde a origem do Arraial da Conquista, talvez por conter a principal fonte de água que abastecia a população até meados do século passado.

A vegetação do local é composta por árvores de copas altas, lianas e cipós, com pouco sub-bosque. Em virtude das  características biológicas da mata e diante da crescente demanda de visitação, a Prefeitura Municipal tem adotado medidas que visam ao oferecimento de condições de conforto e segurança, bem como de informações para a correta interpretação do ambiente, propiciando, assim, a sensibilização e a conscientização da comunidade para a preservação do Poço Escuro e sua utilização como espaço de lazer e fonte de pesquisas.