Aquecimento global afeta corais na Austrália

Arquivado em:
Publicado Terça, 08 de Maio de 2007 às 16:36, por: CdB

A doença que destrói os recifes de coral da Austrália está vinculada ao aumento das temperaturas marinhas, causado pelo aquecimento global, afirmou um estudo publicado na última edição da revista PLoS Biology.

Segundo um grupo internacional de cientistas, liderado por oceanógrafos da Universidade da Carolina do Norte, a morte dos corais tem aumentado nos últimos anos. Eles apontam diversas causas, inclusive a atividade pesqueira e os despejos de poluentes terrestres.

No entanto, a maior ameaça é representada pela "síndrome branca", uma doença que se espalha como resultado do aquecimento global, segundo os cientistas. Essa foi a principal conclusão do estudo realizado durante seis anos ao longo de 1.500 quilômetros da Grande Barreira de Recifes, no litoral oeste da Austrália.

- O estudo encerra a especulação sobre o impacto do aquecimento global na propagação de doenças infecciosas entre espécies marinhas -, disse Don Rice, diretor do Programa de Oceanografia Química da Fundação Nacional das Ciências.

A possibilidade de que o aquecimento global fosse o culpado havia sido levantada nos últimos anos. Outros estudos epidemiológicos tinham confirmado que a maior temperatura acelera a multiplicação de organismos patógenos.

- É cada vez maior o número de doenças que afeta os corais a cada ano. O resultado é uma perda de recifes e de outras espécies que dependem deles -, disse John Bruno, autor principal do estudo.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo