Aprovação de Lula fica está estável em 73%, mostra Datafolha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 28 de fevereiro de 2010 as 12:53, por: cdb

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou praticamente estável em fevereiro, em 73%, em relação ao levantamento feito em dezembro, quando registrou 72%, mostrou a pesquisa do Datafolha neste domingo.

Segundo o instituto, é o melhor desempenho de um presidente desde o início da série histórica do Datafolha, em 1990, o que revela seu contínuo alto índice de popularidade.

Dos 2.623 entrevistados no país entre os dias 24 e 25 de fevereiro, 20 por cento classificaram o governo de Lula como regular e 5% consideraram sua administração péssima ou ruim.

O levantamento também apurou que a popularidade de Lula é significativa entre os eleitores do governador paulista José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, sendo que 62% deste grupo consideram o atual governo bom ou ótimo.

Entre os eleitores da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata petista à corrida presidencial, Dilma Rousseff, a popularidade do presidente salta para 92%.

Lula apresenta melhor aceitação no Nordeste, com 84%. No Sul, 65% avaliam a administração petista como ótima ou boa, mas para 26% o governo é regular, enquanto que 7% o classificam como péssimo ou ruim.

O pior desempenho do presidente é visto entre os mais ricos, com ensino superior completo e que vivem no Sul do país. O governo é regular para 29% deste grupo, enquanto 14% o consideram ruim ou péssimo. A aprovação deste nicho é de 56%, 17 pontos abaixo da média nacional.

A pesquisa, publicada neste domingo no jornal Folha de S.Paulo, tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No início de fevereiro, a pesquisa CNT/Sensus mostrou que em janeiro o desempenho positivo do governo Lula oscilou para 71,4%, ante 70% em novembro.