Apreensão de agrotóxicos ilegais cresce no Brasil

Arquivado em:
Publicado Segunda, 12 de Março de 2012 às 05:50, por: CdB

(1’34” / 368 Kb) - A Polícia Federal apreendeu 1,2 tonelada de agrotóxicos ilegais na fronteira do Brasil com o Paraguai. A operação ocorreu na última semana nas cidades de Boa Esperança e Foz do Iguaçu (PR). Foram presas cinco pessoas. Elas pertenciam a uma organização criminosa que adquiria agrotóxicos no Paraguai, os levava para depósitos no interior do Paraná e depois vendia para agricultores.

Os agrotóxicos apreendidos seriam usados principalmente em plantações de soja. Entre eles estavam o Fipronil 80, Methomyl 90, Clethodim 24 e Invictus 700. De origem chinesa, esses produtos não são proibidos no Paraguai.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, a apreensão de agrotóxicos ilegais vem crescendo no Brasil. Houve um aumento de 73% em 2011, na relação com o ano anterior. Desde 2001, foram recolhidas 761 toneladas de agrotóxicos falsificados ou contrabandeados.

Os estados com maior índice de apreensão são Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O uso de agrotóxicos, legais ou ilegais, vem sendo denunciado por pesquisadores, movimentos e organizações sociais por provocarem intoxicação, problemas de saúde, contaminação do solo e da água, entre outros. Eles se articulam na “Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida”.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

12/03/12

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo