Apple não consegue encerrar processo judicial sobre 'quebra' do FaceTime

Arquivado em:
Publicado Segunda, 31 de Julho de 2017 às 10:25, por: CdB

O testemunho de um julgamento de 2016 sobre esse caso mostrou que a Apple pagou US$ 50 milhões para a Akamai em um período de seis meses

Por Redação, com Reuters - de Nova York:

Apple Inc não conseguiu encerrar um processo em que é acusada de desativar o popular recurso de videoconferência FaceTime em iPhones mais antigos, para forçar os usuários a comprar versões atualizadas do smartphone.

apple.jpg
Apple Inc não conseguiu encerrar um processo em que é acusada de desativar o popular recurso de videoconferência FaceTime em iPhones mais antigos

A juíza do distrito dos Estados Unidos, Lucy Koh, decidiu na última sexta-feira que os usuários do iPhone 4 e 4S podem prosseguir com a ação coletiva nacional. Que acusa a Apple a intencionalmente "quebrar" o FaceTime. Para economizar dinheiro de rotear chamadas através de servidores de propriedade da Akamai Technologies Inc.

Nem a Apple nem os advogados dos demandantes responderam imediatamente nesta segunda-feira aos pedidos de comentários.

A Apple começou a usar os servidores da Akamai depois de perder um processo em 2012. No qual a VirnetX Holding Corp afirmou que a tecnologia FaceTime violou suas patentes.

O testemunho de um julgamento de 2016 sobre esse caso mostrou que a Apple pagou US$ 50 milhões para a Akamai em um período de seis meses.

Os autores da ação disseram que a Apple finalmente criou uma alternativa mais barata para o seu sistema operacional iOS 7. Em abril de 2014, desativou o FaceTime no iOS 6 e sistemas anteriores.

Koh disse que os demandantes alegaram uma perda mensurável no valor de seus telefones. Poderiam tentar mostrar que a conduta da Apple baseada em Cupertino, Califórnia. Constituía uma transgressão. Violava as leis estaduais de proteção ao consumidor.

Usuários

A juíza de San Jose, Califórnia, citou duas vezes o que os demandantes disseram ser email interno do funcionário da Apple, que caracterizava os usuários do iOS 6 como "basicamente ferrados" por causa da desativação do FaceTime.

Ela também rejeitou o argumento da Apple segundo. O qual os autores da ação não sofreram perda econômica porque o FaceTime era um serviço "gratuito".

– FaceTime é uma 'característica' do iPhone. Portanto, um componente do custo do iPhone – disse Koh em uma nota de rodapé. "Na verdade, a Apple anunciou o FaceTime como 'mais uma coisa que faz do iPhone um iPhone '".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo