Após quatro mortes, Colorado vai vacinar contra gripe

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de novembro de 2003 as 23:29, por: cdb

As autoridades sanitárias do Colorado pediram nesta quarta-feira a vacinação das crianças do estado contra a gripe, após a confirmação da morte de quatro menores na semana passada por causa desta doença. Os funcionários estaduais fizeram esse apelo aos pais pois a epidemia deste ano começou mais cedo e de forma mais intensa que o habitual.

– Alguns médicos jovens dizem que nunca viram uma temporada de gripe como esta. Outros assinalam que não viram algo tão sério em 20 anos – disse o doutor Ned Calonge, do Departamento de Saúde de Colorado.

Alguns dos casos são de uma variação da gripe que não está incluída nas vacinas deste ano, explicou na semana passada a diretora dos Centros para o Controle de Doenças (CDC), Julie Gerberding.

A doença detectada até agora é a conhecida como “fiyiana”, procedente da Austrália. Gerberding assinalou que o foco começou com muita força em algumas partes dos Estados Unidos, especialmente em estados como Colorado ou Texas, e além disso meses antes da época típica de maior intensidade da doença.

A gripe mata normalmente cerca de 36 mil pessoas ao ano nos Estados unidos, mas a grande maioria são idosos com organismo debilitado.